terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Motivos pelos quais devemos guardar o nosso coração

Um dos versículos bem conhecidos de Provérbios é o 23 do capítulo 4. Diz assim: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes (ou saídas) da vida. É um versículo bem simples, extremamente sábio (Provérbios é o chamado "livro da sabedoria"), mas que existem pessoas que não entendem, verdadeiramente, o que significa guardar o coração. Então, vamos lá!

Primeiramente, por que é que, do nosso coração, procedem as saídas vida? Leia do versículo 20 ao 23 e você vai entender!



20  Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido.

21  Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração.

22  Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo.

23  Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.


O que é que tem no mais íntimo do nosso coração? A palavra do Senhor que atentamos e as razões dele que inclinamos os nossos ouvidos! É exatamente isso que faz os nossos corações serem fontes de vida! A palavra de Deus é o que temos de valioso em nosso coração! Ela é quem nos sustenta e quem nos faz caminhar na luz, como está escrito em Salmos 119: 105. Lâmpada para os meus é a tua palavra; e luz para o meu caminho. 

Agora que entendemos porque devemos guardar o nosso coração, vamos refletir um pouco sobre do que devemos guardar ele.

Guardar significa vigiar com o objetivo de proteger, então, devemos proteger o nosso coração de tudo aquilo que vai de encontro com a nossa natureza celestial. Devemos proteger o nosso coração da fofoca, da idolatria, da ofensa, das palavras torpes, dos filmes e revistas pornográficos, da ira... Eu poderia citar uma infinidade de coisas das quais devemos proteger os nossos corações, e resumindo... Devemos guardar o coração de tudo aquilo que desagrada ao coração do nosso Pai. 

Proteger o coração pode ser vista como uma atitude de honra ao Senhor, como uma demonstração de temor a Deus, pois se guardamos o coração para proteger a palavra dEle, isso significa que ela importa para nós e se ela nos importa, o Deus dela também nos importa e se ele nos importa é porque damos ouvidos às suas razões. 

No simples guardar do coração, a nossa vida muda completamente. Num simples recebimento de um versículo bíblico, a nossa vida muda completamente! Por isso, receba tudo o que Deus tem pra te falar; atente os seus ouvidos para o que ele tem a dizer, e testemunhe dos feitos do Senhor em sua vida! E lembre-se: GUARDE O SEU CORAÇÃO!

------------------------------------------------------------------------------------

Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, e que o buscam com todo o coração. Salmos 119: 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário