Pular para o conteúdo principal

Voltando para a academia

Oi gente! A mensagem de hoje foi extraída do Portal Verbo da Vida, foi escrita por Perilo Borba, membro da IEVV e professor do Rhema Brasil. Creio que seremos acrescentados. Desfrute já! :)

"Já havia malhado há alguns anos atrás. Porém, o tempo que fiquei parado deixou os meus músculos sem o costume de serem tão exigidos. O que aprendi com isto? Todo começo, ou retorno, para se exercitar requer sacrifícios.

Eu quero manter a saúde e ficar mais forte fisicamente, pelo menos na aparência. Mas, isso requer de mim os exercícios apropriados, as repetições e, até mesmo, ter que sentir estas dores no início. Todo começo requer muito esforço e perseverança, é por isso que não devemos desprezá-lo.

O apóstolo Paulo falou que o exercício físico tem o seu proveito, mas não se compara a necessidade que temos de nos exercitarmos na piedade (I Tm. 4.7-8). Essa palavra, na Bíblia, ao contrário do dicionário, não significa “pena” e “dó”. Em inglês, por exemplo, ela é : “godliness”, que seria possivelmente traduzido como : “deusamente”, “jeito de Deus”.

Segundo o pastor Hagin Jr., no seu livro: “Depois da fé, vem o quê?”, piedade significa: “conformar de forma progressiva nossa mente e vontade com a mente e vontade de Deus. Ter um caráter como o dEle. É simplesmente, ser semelhante a Deus”.

O exercício espiritual é semelhante ao exercício físico. Por isso, utilizarei a musculação como exemplo: você não começa levantando pesos enormes, não é verdade? Começamos de leve, e com o passar do tempo, conseguimos nos exercitar a tal ponto que os nossos músculos suportam levantar um peso maior. Da mesma forma, é na vida espiritual. Pode ser que uma determinada circunstância, hoje, seja um peso enorme que você não consiga ficar tão firme enquanto passa por ela.

Um exemplo prático seria este: possa ser que você discuta facilmente com seu irmão. Qualquer coisa que ele diga ou faça lhe irrite rapidamente a ponto de você não se dominar e acabar discutindo com ele. Mas, se você decidir ler e meditar na Palavra de Deus sobre manter a paz, domínio próprio, suportar uns aos outros em amor, vencer o mal com o bem, ser tardio para se irar e falar, mas pronto para ouvir, então estará se exercitando.

No início, você precisará colocar muita força, vai precisar de um esforço grande para ficar calado, ceder e não agir segundo a carne. Pode até doer, mas valerá a pena. Se você manter a paz, faz um bom exercício e estará mais forte espiritualmente. Você age em piedade. Com o crescimento, aquilo que parecia ser tão pesado, ou difícil de praticar, se tornará fácil e leve.

Vale a pena se exercitar e ficar mais forte espiritualmente!

Então, caso tenha deixado de se exercitar na piedade, não se esforçando para ser hoje melhor do que ontem e amanhã melhor do que hoje, tenho um conselho: “lembre-se de onde caiu e volte a prática das boas obras” (Ap. 2.4). Volte a academia do Espírito Santo, exercite-se lendo, estudando e meditando na Palavra de Deus. Lembre-se: precisamos repetir os movimentos. Isto é exatamente o meditar. Busquemos na Palavra os ensinamentos nas áreas que ainda não estamos desenvolvidos e fortes. Façamos as séries de repetições, confessando, meditando e renovando a sua mente. Fique fervoroso de espírito, pois músculos quentes são músculos em exercício.

Qual o alongamento? A oração. Jovens que oram e se exercitam na Palavra, são jovens vencedores.

Espero que você não perca mais tempo, saiba que nunca será tarde para retornar ao exercício da piedade e viver agradando a Deus. No início, poderá ser doloroso e você verá que não conseguirá levantar os mesmos pesos que levantava antes de esfriar. Mas, persevere!"

Legal né? Trouxe uma música pra vocês meditarem também: Shadowfeet - Brooke Fraser.

Comentários

Mais Visitados

O reino de Deus não é competição

De quatro em quatro anos, a copa do mundo acontece! Todos nós (quem torce pelo Brasil) nos unimos para assistir ao jogo. Vibramos com cada gol da nossa seleção. É assim com todo o mundo. Todos os povos se unem e torcem para o seu país ganhar o "torneio". É natural que isso aconteça, mas não podemos nos espelhar na copa do mundo para agirmos no reino de Deus.  Em qualquer jogo, no qual há uma competição, só um vence. Na última copa, quem ganhou a taça foi a Espanha. Não importa o segundo lugar, o terceiro... O que importou naquela época foi que a Espanha foi a melhor do mundo na copa de 2010. Porém, quando falamos à respeito das coisas do Senhor, tudo muda, inclusive essa atitude de competição, que não deve, em hipótese alguma, existir! Todos nós constituímos o corpo de Cristo. Para mantermos esse corpo em ordem e funcionando bem, cada um precisa fazer o que lhe cabe a fazer, o que não deve ser motivo de não ajudarmos uns aos outros simplesmente porque queremos que o nosso

Motivos pelos quais devemos guardar o nosso coração

Um dos versículos bem conhecidos de Provérbios é o 23 do capítulo 4. Diz assim: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes (ou saídas) da vida.  É um versículo bem simples, extremamente sábio (Provérbios é o chamado "livro da sabedoria"), mas que existem pessoas que não entendem, verdadeiramente, o que significa guardar o coração. Então, vamos lá! Primeiramente, por que é que, do nosso coração, procedem as saídas vida? Leia do versículo 20 ao 23 e você vai entender! 20  Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido. 21  Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração. 22  Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo. 23  Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. O que é que tem no mais íntimo do nosso coração? A palavra do Senhor que atentamos e as razões dele que inclinamos os nossos o

> Como esta meu quarto?

‘’Seu quarto, muitas vezes, é um reflexo da sua vida espiritual.’’ Essa frase veio de encontro no meu coração em uma linda manha de domingo. Nos evangelhos, Jesus menciona o quarto como um lugar de intimidade com Deus. Quando olhei ao meu redor, vi que meu quarto estava uma bagunça e também percebi que minha vida com Deus estava bagunçada também. Naquela manha, tomei uma decisão: ARRUMAR MEU QUARTO! Vou descrever essa dura jornada e mostrar para você como é importante fazer arrumações: Primeiro passo> RECONHECER que o seu quarto está bagunçado, reconhecer que há coisas fora do lugar, reconhecer que a poeira esta em cima dos móveis, reconhecer que está um lugar não muito legal para levar suas visitas, até mesmo as mais intimas! Começando a arrumação: Roupas bagunçadas, desdobradas por todos os lados. Esse era o cenário do meu quarto. Comecei pelas roupas. Quando você começar analisar suas roupas e a dobrá-las, irá perceber que há algumas peças que você não usa faz muito tempo